testemunho joao araujo CTeSP

Nome:  João Ricardo Cerqueira Araújo

Idade: 22 anos

Curso: Serviço Familiar e Comunitário

Local onde realizou o Estágio: Centro Social do Vale do Homem e APPACDM de Vila Verde

Orientadora de Estágio: Zélia Lopes e Helena Roxo

Qual a razão para ter decidido ingressar num CTeSP?

Na altura em que decidi ingressar no CTeSP, frequentava a licenciatura em Psicologia noutra instituição. Porém, ao longo do 1º ano do curso fui-me, constantemente, apercebendo que não me revia nos conteúdos lecionados - pelo menos suficientemente para querer um futuro profissional nessa área. Os momentos de dúvida conduziram-me à certeza que tinha de procurar uma nova formação superior. Através dessa pesquisa descobri os CTeSP e, consequentemente, o ISAVE, também pela proximidade geográfica - na altura a única instituição próxima com oferta deste tipo de formação.

 

Como descreve o seu percurso no ISAVE?

Desde o início que constatei que o ISAVE é uma instituição cuja preocupação se centra no percurso formativo dos seus estudantes. E foi essa mesma preocupação que ajudou ao sucesso de todo o meu percurso, ao longo destes dois anos de formação.

Considera que a formação que recebeu ao longo destes 2 anos o preparou para o mercado de trabalho?

Sem dúvida! Todas as unidades curriculares do curso possuíram uma componente teórica inicial com posterior aplicabilidade prática. Na minha opinião, este alinhamento ajudou a criar ferramentas aliváveis ao mercado de trabalho, que se verificou durante o estágio.

 Quais os aspetos que considera mais positivos na frequência de um CTeSP?

Fornece aos estudantes uma formação teórica e técnica de nível superior, aprofundada numa determinada área com a preocupação da profissionalização. Para além deste importante aspeto, permite a continuação de estudos já com uma bagagem teórica e um amadurecimento intelectual muito diferente.

 

E agora que terminou o CTeSP, o que se segue?

Vou prosseguir estudos na Licenciatura em Enfermagem no ISAVE.

 

Sendo um CTeSP um curso médio, sentiu alguma diferença nas oportunidades ou na forma de tratamento em relação aos colegas que frequentam uma licenciatura?

Em nenhum momento senti qualquer diferença na forma como era tratado pelos colegas ou docentes da instituição. Toda a comunidade académica entende que os CTeSP são cursos muito válidos, nos quais se adquirem diversos conhecimentos, ao longo do seu denso plano de estudos, e que não podem ser considerados inferiores aos de uma licenciatura.

O que distingue o ISAVE?

O ISAVE é, como já referi, uma instituição que se preocupa com o sucesso académico dos seus alunos, que transparece através do trabalho dos seus docentes sempre dispostos a esclarecer dúvidas e a orientar o estudo. Para além do ensino, que considero muito bom, o ambiente-te académico é também fenomenal.

Se tivesse que descrever o ISAVE numa só palavra, qual seria?

Ímpar.

Gostaria de deixar alguma mensagem aos candidatos ao ingresso num CTeSP?

Espero que aproveitem todos os momentos de aprendizagem e que no final do curso para além do acolhimento, sintam que houve realmente significado para a formação que tiveram.

 Aconselharia o ISAVE aos seus amigos/ as e familiares?

Sim, aconselho, não de uma forma “partidária”, mas sim porque realmente considero uma intuição de excelência.