dia da saude O ISAVE – Instituto Superior de Saúde – proporcionou esta manhã, atividades, no âmbito da prática do exercício físico e alimentação saudável, a idosos, jovens com dificuldades cognitivas e crianças, assinalando assim o Dia Mundial da Saúde, numa ação dinamizada pelos estudantes e Fisioterapia e Gerontologia.

A presidente do ISAVE, Mafalda Duarte, integra esta iniciativa, “numa das missões do instituto, que passa pela sensibilização e promoção de estilos de vida saudáveis na comunidade, atingindo públicos alvos distintos.

Para as pessoas idosas, “esta ação permite-lhes uma nova experiência e, também as enriquece socialmente” e para os estudantes “ é uma excelente oportunidade de colocarem em práticas os seus conhecimentos e competências, em contactos direto com populações diversificadas”.

Participaram nesta manhã saudável e bem ritmada 35 idosos do Grupo Luz de Presença, mais dezena e meia de jovens com dificuldades Cognitivas do CAO (Centro de Atividades Ocupacionais) da Valoriza e, na segunda parte, 22 crianças do segundo ano do Centro escolar D. Gualdim Pais, Amares, sob coordenação de Daniela Gonçalves e Gilvan Pacheco, professores do ISAVE.

 

Os idosos – acompanhados da Directora de Valoriza, Elisabete Teixeira - desenvolveram atividades físicas adequadas à idade que incluíram aquecimento, movimentos de força, coordenação, equilíbrio, alongamento e relaxamento. Estes exercícios possibilitaram que eles mexessem as “articulações e músculos, exercitassem a visão, audição, atenção e memorização” – explicou o prof. Gilvan Pacheco.

Mais divertidos foram os exercícios proporcionados pelos alunos de Fisioterapia e Gerontologia aos mais pequenos que estavam acompanhados das prof. Maria José Fernandes e Sandra Gonçalves.

No próximo fim-de-semana, os alunos de fisioterapia voltam a entrar em ação com apoio aos atletas que participam na prova de BTT de Amares – GPS Epic Series.