isave protocolo apqv

O ISAVE – Instituto Superior de Saúde – assinou, na sua sede, em Amares, um protocolo de colaboração científica e institucional que permite a realização de atividades e estudos em parceria com a Associação Portuguesa da Qualidade de Vida (APQV).

A assinatura deste protocolo culminou numa conferência sobre “Qualidade de vida e saúde” ministrada por José Manuel Teixeira, presidente da APQV, com mestrado em Medicina pela Universidade do Porto, cuja dissertação se intitula “Burnout e Qualidade de Vida de Profissionais de Saúde em Contexto Hospitalar de Cuidados Paliativos Oncológicos”.

A presidente do ISAVE, Mafalda Duarte, destacou que o ISAVE sendo uma instituição de ensino superior de saúde, tem vindo a trabalhar no âmbito da Qualidade de Vida ao nível da investigação e intervenção, e neste sentido, esta parceira vem reforçar esta atuação.

 

Mafalda Duarte, referiu especificamente que o Centro Interdisciplinar em Ciências da Saúde (CICS) do ISAVE tem vindo a desenvolver investigação na área da qualidade de vida e salientou a importância do desenvolvimento de investigações em ligação estreita com a comunidade.

José Manuel Teixeira, presidente da APQV destacou a importância desta colaboração com o ISAVE especialmente ao nível da investigação e na implementação de estratégias no âmbito dos planos municipais de melhoria da qualidade de vida das populações no território nacional.

José Manuel Teixeira, acrescenta que a APQV tem como objetivo a promoção da igualdade de oportunidades e a melhoria da qualidade de vida das populações, possibilitando intervenção nas áreas: da saúde, da educação, da cultura, da proteção do ambiente, do desenvolvimento local e global.

Com o ISAVE, a APQV pretende desenvolver projetos e iniciativas que respondam de forma consistente e inovadora aos desafios da sociedade portuguesa, contribuindo para a promoção da qualidade de vida nos vários setores da vida em sociedade.