botoe site isave licenciaturas

botoe site isave ctesps

botoe site isave pos graduacoes

Hartmann 200 years 1

A docente do ISAVE - Instituto Superior de Saúde, Professora Doutora Daniela Gonçalves, participou como palestrante no 8th Hygiene Days Iberia - Jornadas Científicas em Prevenção em Infeções, nos dias 29 e 30 de outubro em Sevilha, a convite da HARTMANN. 

A conferência sobre Microrganismos versus Controlo Ambiental em Instituições de Saúde, integrou o primeiro bloco de comunicações - Desinfeção de Superfícies destas Jornadas Científicas, que contaram com a presença de mais de 200 profissionais de saúde, espanhóis e portugueses, da área do controlo de infeção.

A participação nestas Jornadas permitiu a partilha de conhecimentos, experiências e debates centrados na prevenção de infeção e segurança do doente em instituições de cuidados de saúde. 

Ler mais...

ISAVE reforça o interesse no estudo da fragilidade nos idosos

A Professora Doutora Mafalda Duarte, fez parte do painel de oradores, no 1º Coloquio Internacional - Envelhecimento, Saúde e Cidadania, que decorreu no dia 26 de outubro, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Neste evento científico participaram investigadores de referência nacionais e internacionais, na área da fragilidade e foram apresentados alguns resultados do projeto Mind&Gait que visa uma intervenção integrada no idoso frágil.

Com o intuito de contribuir para o enriquecimento acera desta temática, Professora Doutora Mafalda Duarte fez uma comunicação, no âmbito dos instrumentos de avaliação da fragilidade em pessoas idosas, posicionando o conceito na atualidade nacional.

Este foi um momento marcante e profícuo, no que diz respeito, à investigação na área da fragilidade em Portugal.

Ler mais...

racs coimbra

O ISAVE esteve presente na 2ª Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde, que decorreu nos dias 11 – 13 de outubro, em Coimbra. O objetivo deste encontro fez-se marcar pela apresentação do Observatório do Ensino Superior da Saúde em Territórios de Língua Portuguesa – OESSP onde se fez referência ao ponto da situação relativamente à construção deste observatório. Paralelamente, apresentou-se a Revista Científica da RACS que tem como objetivo culminar trabalhos de investigação desenvolvidos nos vários países de língua portuguesa que integram na RACS.

Desta forma, o ISAVE reforça a sua ligação com um conjunto de parceiros integrados nesta rede, com vista a potenciar a sua internacionalização no espaço lusófono.

isave na rede Internacional de projetos

"O ISAVE participa hoje em Helsínquia, na Finlândia, numa reunião internacional organizada pela Universidade de Ciências Aplicadas de Helsínquia, a DIAK, cujo objetivo principal é o desenvolvimento de uma rede de instituições europeias de ensino superior para potenciar o desenvolvimento de projetos de inovação e investigação conjuntos; intercâmbio de estudantes e docentes; criar um conjunto de ofertas formativas de pós - graduação e/ ou especialização para estudantes e profissionais na área das ciências da saúde.

Nesta reunião estão presentes, para além da entidade organizadora e do ISAVE, a Universidade de Ciências Aplicadas de Bielefeld e a Universidade de Ciências Aplicadas de Wurzburg - Schweinfurt, ambas da Alemanha ; a Universidade de Ciências Aplicadas VID, da Noruega; e a Universidade de Ciências Aplicadas Ersta Skondal, da Suécia. "

refeicoes escolares em esposende 1

“A qualidade  e diversidade das refeições servidas nas cantinas escolares do concelho de Esposende são excelentes” — garantiu hoje o prof. João Silva, docente do Instituto Superior de Saúde (ISAVE) ao apresentar os resultados de um estudo efectuado por esta Escola de Ensino Superior, com sede em Amares. Curiosa é alguma escassez de pescado nas ementas escolares num concelho marítimo mas não diminui o excelente resultado final.

Este docente do ISAVE falava no encerramento do seminário celebrou o Dia Mundial da Alimentação, dinamizado pelo Município de Esposende, em colaboração com o ISAVE – Instituto Superior de Saúde e o ACES Barcelos/Barcelos, sobre  “Estratégias para a promoção de uma alimentação saudável em contexto escolar”.

Na sessão de abertura, a Prof. Mafalda Duarte — Presidente do ISAVE — destacou a necessidade de formar os pais para uma alimentação saudável, elogiou o estudo, desejando que seja “um primeiro de muitos frutos da parceria com o Município de Esposende” em mais uma página da vida do Centro Interdisciplinar de Ciências da Saúde do ISAVE, agradecendo a “predisposição dos municípios em aproximar-se da academia “.

Da parte do ISAVE, também representado pelo dr. João Luís Nogueira, a Presidente manifestou a disponibilidade para incrementar esta “responsabilidade social e comunitária de promover comportamentos saudáveis”.

Ler mais...

Próximos eventos