botoe site isave licenciaturas

botoe site isave ctesps

botoe site isave pos graduacoes

3inalliance

A pandemia de Covid-19 teve um impacto significativo em todo o mundo no setor educacional, revolucionando a clássica relação professor-aluno estabelecida durante décadas em todos os ciclos de ensino, incluindo o superior. O Instituto Superior de Saúde — ISAVE — em Amares, soube enfrentar a nova realidade de forma a enriquecer os seus docentes e dotar os seus alunos de novas ferramentas de Tecnologias de Informação e Comunicação.

A constatação está plasmada no blogue da Aliança Universitária Europeia de Inclusão, Integração e Envolvimento - Aliança 3IN - formada em 2019 como uma comunidade de criação e ensino composta por 95.000 estudantes, 8.000 professores, pesquisadores e administradores e centenas stakeholders em toda a Europa.

Ler mais...

alunos enfermagem avaliam stress durante pandemia

A avaliação dos níveis de stress, exaustão e coping em enfermeiros/as durante a pandemia de Covid-19 constitui o tema de um estudo que está a ser desenvolvido pelos estudantes da Licenciatura em Enfermagem do ISAVE — Instituto Superior de Saúde — com sede em Amares.

Trata-se de um estudo online para avaliar os “níveis de stress, exaustão e coping em enfermeiros/as durante a pandemia Covid-19” e é coordenado pelos docentes Lígia Monterroso, Mafalda Duarte e João Neves Silva.

A necessidade de fazer esta investigação resultou da constatação de que a recente pandemia de Covid-19 teve um impacto significativo nos profissionais de saúde em Portugal e, em particular, nos enfermeiros/as que lidam direta ou indiretamente com esta realidade em Cuidados de Saúde Primários (CSPs) ou em Estruturas Residenciais para Idosos (ERPIs). 

Ler mais...

anasoares

A licenciatura de Enfermagem do Instituto Superior de Saúde (ISAVE), teve o privilégio de acolher - ainda que através de videoconferência -, no passado dia 15 de Junho, a prof. Doutora em Psicologia Alexandra Ferreira Valente para conduzir um seminário sobre “Dor - experência multidimensional”.

Este seminário - conduzido por esta Docente do ISPA e Investigadora no William James Center for Research - deu corpo à unidade curricular de Terapias não Farmacológicas daquele curso, centrado num dos seus estudos sobre as condições múltiplas de dor musculoesquelética crónica, as quais variam de acordo com a intensidade da dor, as funções física e psicológica afectadas e respostas para lidar com a dor. 

No estudo coordenado por Alexandra Ferreira Valente, as respostas para lidar com a dor podem não estar associadas ao diagnóstico da dor, porque as respostas psicológicas e sociais - para além dos medicamentos - tem implicações/efeitos positivos. Num dos seus estudos, esta Investigadora constata que “a cultura pode ter um papel relevante na determinação da forma como as pessoas com dor lidam com ela”.

Ler mais...

lista bolsas merito DGES 17 18

A Direção Geral de Ensino Superior (DGES) atribuiu uma bolsa de mérito a duas alunas do Instituto Superior de Saúde (ISAVE), com sede em Amares, referente aos anos letivos de 2017/2018 e 2018/2019, a alunas de Enfermagem e de Fisioterapia — revelou o Presidente do Conselho Pedagógico.

No ano 2017/2018, a Bolsa de Mérito foi entregue a Sara Rafaela Oliveira, do 3.º ano da Licenciatura de Enfermagem, com uma média final de 17,93 valores. No ano seguinte, foi galardoada a Catarina Gonçalves de Castro, aluna do 4.º ano de Enfermagem, com uma média final de 20 valores.

De acordo com o Prof. Doutor Gilvan Pacheco, a atribuição destas duas Bolsas de Estudo “cumprem os requisitos do Regulamento Geral de Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito a Estudantes do Ensino Superior, aprovado por Despacho n.º 13531/2009, publicado em Diário da República (2.ª série), de 9 de junho, alterado pelo Despacho n.º 7761/2017 (2.ª Série) de 4 de setembro”.

Ler mais...

formacao area covid 19 1

O Instituto Superior de Saúde, em Amares, continua a desenvolver as suas diversas áreas de formação, com a participação de docentes e convidados externos, no âmbito da temática no novo Coronavíruas.

Nesse sentido realizou sessões de formação sobre nutrição (com Natália Silva), necessidade de adaptação dos contextos hospitalares (Filipe Franco), cuidados de saúde primários (Almerindo Domingues).

Neste plano foram incluídos outros temas como as patologias cardiorrespiratórias (Rui Silva) e a necessidade de avaliação e tratamento da fisioterapia (Manuel João e Liliana Costa).

Ler mais...

Próximos eventos

De momento não há eventos futuros