botoe site isave licenciaturas

botoe site isave ctesps

botoe site isave pos graduacoes

professores isave mostram estudos

Três professores do Instituto Superior de Saúde – Isave — apresentaram um resumo de todas as publicações sobre Literacia em Saúde no III Encontro UCC Educação, Saúde e Cidadania que decorreu ontem e hoje, 16 e 17 de maio, no auditório Conde Ferreira, em Amares.

Analisar o conhecimento científico produzido, entre 2012 e 2017, sobre a literacia na saúde e identificar factores condicionantes da literacia em saúde constituiu o objetivo do trabalho apresentado por Lígia Monterroso, Elsa Sá e Almerindo Domingues.

Este encontro dinamizado pela Unidade de Cuidados à Comunidade (UCC) de Amares, com a colaboração da Ordem dos Enfermeiros e do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS II) Gerês-Cabreira, destina-se a estudantes de enfermagem, outros profissionais de saúde e educadores.

Na sessão de abertura dos trabalhos esteve presente Isidro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Amares, bem como gestores da ARS Norte, entre eles, o director do AceS Gerês/Cabreira, Nuno Olivera.

Ler mais...

portugueses de valor 2018

É com enorme orgulho e satisfação que o ISAVE vê o seu docente, Dr. Fernando Duarte ser nomeado, pelo segundo ano consecutivo, Português de Valor. 
Este evento anual organizado pela Lusopress, contou com a receção no Palácio de Belém por sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, visando reconhecer e galardoar os portugueses que se destacaram nas diversas áreas de atividade profissional, pelo contributo demonstrado em prol das Comunidades Portuguesas no Mundo.

Ler mais...

isave protocolo apqv

O ISAVE – Instituto Superior de Saúde – assinou, na sua sede, em Amares, um protocolo de colaboração científica e institucional que permite a realização de atividades e estudos em parceria com a Associação Portuguesa da Qualidade de Vida (APQV).

A assinatura deste protocolo culminou numa conferência sobre “Qualidade de vida e saúde” ministrada por José Manuel Teixeira, presidente da APQV, com mestrado em Medicina pela Universidade do Porto, cuja dissertação se intitula “Burnout e Qualidade de Vida de Profissionais de Saúde em Contexto Hospitalar de Cuidados Paliativos Oncológicos”.

A presidente do ISAVE, Mafalda Duarte, destacou que o ISAVE sendo uma instituição de ensino superior de saúde, tem vindo a trabalhar no âmbito da Qualidade de Vida ao nível da investigação e intervenção, e neste sentido, esta parceira vem reforçar esta atuação.

Ler mais...

enfermagem visitam servico esterilizacao hbraga

No dia 8 de maio os estudantes do 1º ano da Licenciatura em Enfermagem do ISAVE - Instituto Superior de Saúde visitaram o Serviço de Esterilização do Hospital de Braga. 

Os objetivos da visita inserida no âmbito da unidade curricular de Microbiologia Geral, sob orientação da Prof. Doutora Daniela Gonçalves, consistiram em conhecer e compreender as diferentes etapas essenciais ao processo de esterilização de dispositivos médicos: etapas de lavagem, inspeção, desinfeção, empacotamento e métodos de esterilização. 

A visita foi acompanhada pela Enfermeira responsável, Enfª Anabela Rei, que de forma pormenorizada explicou todas as etapas do circuito de Esterilização do Serviço, considerado como pilar essencial para o funcionamento das diversas valências de especialidade médica da unidade hospitalar. 

isave emergencia pg

Estão esgotadas as 26 vagas para o curso de Pós-Graduação em Urgência e Emergência, criado pela Bwizer e pelo ISAVE, que começa a 22 deste mês e se prolonga até 25 Junho de 2019, e reúne alguns dos melhores especialistas de Portugal.

Com 252 horas de formação, este curso reúne especialistas como o Prof. Doutor José Pinto da Costa, os enfermeiros Filipe Franco e Manuel saraiva e o Prof. Doutor Romero Gandra, entre outros.

Nesta Pós-Graduação estão incluídas duas das certificações mais procuradas nesta área - SBV e SAV, acreditados pelo INEM e pela American Heart Association e os cursos de ECG e ECMO (circulação extra-corporal).

Na Pós-Graduação em Urgência e Emergência os alunos são preparados para atuar em situações de urgência e emergência, desde o local onde ocorre, ao transporte e intervenção no serviço de urgência até à unidade de cuidados intensivos.

Da criança à grávida e ao idoso, em situações de catástrofe ou doença súbita, saiba como atuar em segurança e de forma sustentada pelos mais recentes protocolos de intervenção.

Ler mais...