Prof. Dr. João Carvalho

O Diretor Geral do Grupo Amar Terra Verde, João Luís Nogueira vem, em representação da Escola Profissional Amar Terra Verde e do ISAVE – Instituto Superior de Saúde e de toda a sua comunidade educativa, manifestar publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento do Professor Doutor João Carvalho e endereçar à família, aos amigos e a toda a comunidade académica do IPCA as mais sinceras e sentidas condolências.

“Quis Deus que, ao fim de uma longa ausência ocupado com a luta que estavas a travar e todos nós convencidos que a ias ganhar contra o mal, inesperadamente, nos encontrássemos no final de tarde/princípio da Noite de consoada há 3 dias atrás. Foi um momento único de alegria e satisfação porque, após a tua doença, foi a primeira vez que te encontrei feliz e animado. Bebemos um moscatel e comentaste para o grupo que nos rodeava à porta das Frigideiras do Cantinho: “Amigo João Luis, estou na luta como tu, pese embora tu estejas há mais tempo”. Palavras que me emocionaram num misto de alegria e tristeza. Quis Deus terminar com o teu sofrimento e dor e que fosses para a beira Dele e nos privasse do nosso convívio.”

 

Com uma visão fora do comum, o Professor Doutor João Carvalho será lembrado eternamente por todos pelo seu empenho e dedicação a uma educação futurista, pautada pela qualidade e excelência, pela sua perseverança e pela sua capacidade de, no exercício do humanismo cívico e no brilho da sua eloquência, ser simultaneamente Professor, Gestor, Pai, Cidadão: a verticalidade moral, a acessibilidade e franqueza de trato, uma atitude saudável e otimista perante a vida, a pujante combatividade na luta pela valorização da ciência, da tecnologia e da cultura,  pelo vigor da sua crença num país e num povo que está na Europa - que sempre esteve na Europa - e que foi capaz de suprir as limitações geográficas e económicas e abrir as portas da Idade Moderna. É nesse contexto que surge uma prolongada parceria com diversas instituições, nas quais a EPATV se encontra incluída e que esperamos, em sua memória, continuar a honrar, dando o melhor de nós em todos os momentos.

A sua obra, a sua vida e o exemplo que nos deixa constituem, no seu conjunto, um verdadeiro monumentum aere perennius, que se manifesta nos milhares de alunos e profissionais que o IPCA e a sua rede de parceiros formam anualmente. À família enlutada as nossas sentidas condolências.