montalegre urban fit 2019

Montalegre voltou a ser palco de um evento desportivo extraordinário que juntou mais de 600 atletas, a 2 de março, na terceira edição do ISAVE Montalegre Urban Fit, prova que combina corrida com obstáculos urbanos.

Organizada pela empresa URBAN FIT RACE, esta prova de corrida com obstáculo tem o apoio dos estudantes de Fisioterapia do Instituto Superior de Saúde (ISAVE) e conta com o apoio, entre outros, do município de Montalegre.

Os alunos do ISAVE  - da Licenciatura de Fisioterapia, enquadrados pelo Prof. Gilvan Pacheco - estão treinados neste tipo de serviços ao desporto, especialmente esta prova considerada uma corrida de obstáculos, desenvolvida num ambiente natural, bem como ambiente Urbano, em áreas com vários obstáculos naturais e outros artificiais como: pirâmides de madeira, paredes, pneus, paredes inclinadas, poças, fardos, escadas, trincheiras, reboques, etc., o que implica riscos ao enfrentar e superar os mesmos.

No âmbito das unidades curriculares teóricas e práticas do Curso de Licenciatura em Fisioterapia e sob a supervisão do coordenador do Curso de Licenciatura em Fisioterapia Professor Doutor Gilvan Baroni Pacheco e da fisioterapeuta Professora Sílvia Xavier, os estudantes participaram no evento Urban Fit de Montalegre com objetivo de aplicarem as técnicas de avaliação, diagnóstico e tratamento nas lesões músculo-esqueléticas adquiridas durante a prova. Desta forma, os estudantes colocaram em prática as técnicas de Fisioterapia Desportiva aprendidas durante o curso num contexto diferente do estágio realizado em Clínicas e Hospitais.

A prova realizou-se com partida e chegada no Pavilhão Multiusos de Montalegre, onde foram efetuadas partidas de 10 em 10 minutos, em grupos de 200 pessoas.

Nesta III edição do Montalegre Urban Fit, a prova foi dividida no escalão Elite, apenas com escalão individual masculino e individual feminino.

A prova apresentou um carácter solidário ajudando uma instituição do concelho e teve um percurso de oito quilómetro em que cada participante enfrentou 20 obstáculos com diferentes níveis de dificuldade e com muito frio garantido nesta altura do ano nas terras do Barroso.

A próxima prova realiza-se em Amares, no dia 1 de junho, com chegada e partida no centro de Ferreiros, estando as inscrições abertas até 19 de maio.