isave oferece higiene escola gualdim pais

“A importância da higiene para um crescimento saudável” foi um tema de uma palestra oferecida pelo Instituto Superior de Saúde (ISAVE), no dia 12 de Março, a setenta alunos da Escola EB 1 Gualdim Pais, de Amares.

A palestra foi uma iniciativa da Licenciatura em Gerontologia disciplina Higiene e Segurança), através de seis alunas do primeiro ano, e da prof. Daniela Gonçalves, integrada na XI Mostra Pedagógica e Feira do Livro que decorre na Galeria de Artes e Ofícios de Amares, até Domingo.

Além de livros didáticos e literários, durante estes dias aquele espaço na freguesia de Ferreiros oferece também inúmeros trabalhos efetuados por alunos das escolas e IPSS de Amares sobre temas como ambiente, primeiros socorros, direitos das crianças e saúde.

A alimentação e higiene são dois vetores fundamentais da saúde — destacou a Prof. Daniela Gonçalves na palestra que encerrou com um vídeo alusivo, elaborado por seis alunas de Gerontologia do ISAVE.

Numa sessão muito participada pelos alunos, Daniela Gonçalves abordou a prevenção de doenças infeciosas, a higiene do corpo (desde a cabeça aos pés), os cuidados a ter na alimentação.

A higiene oral mereceu importância especial uma vez que se estima que na cavidade oral se possam alojar, normalmente, 800 bactérias diferentes e “estas adoram o açúcar”.

Através de conselhos práticos a ter com os cabelos, a pele, os pés, os dentes e os alimentos escolhidos, as crianças ficaram esclarecidas sobre os cuidados a ter para um crescimento saudável se serem vítimas de microrganismo nocivos ao ser humano.

A participação do ISAVE nesta XI Mostra Pedagógica e Feira do Livro de Amares prossegue na quinta-feira, dia 14, com a apresentação do livro da prof. Lígia Monterroso sobre “Regime terapêutico medicamentoso das pessoas idosas dependentes”.

No dia 16, às 21,30 horas, a ISATUNA, tuna dos alunos do ISAVE, anima a noite com a sua atuação.

O ISAVE assume, desta forma, a sua responsabilidade no que diz respeito à colaboração com as entidades locais nas atividades de promoção cultural do território em que está inserido.