atividade fisica terceira idade

No passado dia 19 de outubro, o ISAVE -  Instituto Superior de Saúde promoveu, na Casa da Cerca, em Ponte da Barca, uma atividade física para a terceira idade, no âmbito da unidade curricular de Fisioterapia em Condições Específicas II do Curso de Licenciatura em Fisioterapia.

Esta atividade resulta da cooperação que o ISAVE e a Casa da Cerca iniciaram há um ano, através da assinatura de um Protocolo de Colaboração, e que se tem materializado num conjunto de iniciativas como ações de formação, estágios profissionais e outras atividades que têm vindo a cimentar o bom relacionamento entre as duas instituições.

 

A Casa da Cerca é uma instituição que dispõe de duas valências : uma Residência Sénior, com capacidade para 34 utentes, e uma Unidade de Cuidados de Longa Duração, com capacidade para 18 pessoas. A média de idade dos utentes é de 90 anos.

No caso presente, a atividade decorreu sob orientação do Professor Doutor Gilvan Pacheco, coordenador do Curso de Fisioterapia, tendo sido organizada pela estudante do 4ºano, Alexandra Monteiro (que se encontra a realizar estágio profissional na Casa da Cerca), auxiliada pela fisioterapeuta da Casa da Cerca, Elisabete Costa, e pelas estudantes do 3º ano, Ana Rita Antunes, Beatriz Ramos, Joana Silva, Joana Lemos e Andreia Correia.

Os estudantes de Fisioterapia proporcionaram a 34 idosos, durante cerca de uma hora, uma atividade que quebrou a sua rotina quotidiana e contemplou a realização de exercícios como alongamentos, ativação cardiocirculatória, força, resistência, coordenação, agilidade, deslocação e equilíbrio.